O Museu Afro-digital da Universidade Federal do Maranhão MAD/MA-UFMA, foi criado em 2012 sob a coordenação do Prof. Dr. Sergio Figueiredo Ferretti. A fundação do MAD/MA está ligada ao Projeto Arquivo e Museu Digital Memória Negra e Africana no Brasil, que contou com o apoio do Edital PRO-CULTURA, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
O projeto teve como objetivo formar acervo relativo à memória negra e africana no Brasil a partir da reunião de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Maranhão.
Logo nos primeiros anos de funcionamento, O MAD/MA conseguiu construir um importante acervo representativo da pluralidade cultural afro-maranhense, contando com milhares de artefatos oriundos de coleções e acervos particulares de pesquisadores e fotógrafos disponibilizados em uma plataforma online e gratuita, vinculada ao site da Universidade Federal do Maranhão.
Desde 2013 o MAD/MA vem recebendo apoio da FAPEMA a partir de seus editais de fomento para ampliação de suas atividades e execução de ações em Escolas. Essas atividades de – ensino e extensão – do MAD/MA, hoje encontram-se fortalecidas e institucionalizadas via Pró-reitora de Extensão. Após um período de atualização, o site do Museu Afro Digital – MAD/MA volta a funcionar com algumas mudanças e novidades.
Além de tornar-se um projeto de pesquisa e extensão do DESOC/UFMA, o MAD/MA tem a participação de outras instituições de ensino como o Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Vinculado ao GP Mina desde sua origem, o MAD/MA tornou-se desde o ano de 2020, uma Linha de Pesquisa do referido grupo. Atualmente é coordenado pelos professores Marilande Martins Abreu (DESOC/UFMA) e Thiago Lima dos Santos (UFMA/COLUN), congrega discentes e pesquisadores de diferentes áreas como Antropologia, História, Letras, Estudos Africanos, Ciências da Computação, Comunicação Social, Pedagogia, etc.
O Projeto de Pesquisa e Extensão Afro-Digital da UFMA conta, atualmente, com o apoio de duas bolsistas do Programa Foco Acadêmico da Universidade Federal do Maranhão.
Convidamos vocês a visitarem o Museu Afro Digital do Maranhão – MAD/MA.
MAD/MA
Grupo de Pesquisa: GP Mina
Linha de pesquisa: Museu Afro-Digital – MAD/MA