PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O ACERVO DO MUSEU AFRO-DIGITAL DO MARANHÃO

As 05 (cinco) secções didáticas aqui disponibilizadas foram construídas como parte do trabalho de conclusão de mestrado da pesquisadora Reinilda de Oliveira Santos, no Programa Profissional de pós-graduação em História da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Esse material foi produzido na tentativa de superar algumas das limitações identificadas no estudo realizado na escola Unidade Integrada Sotero dos Reis, localizada no centro de São Luís/MA, sobre religião afro em sala de aula, que está esmiuçado na dissertação intitulada ENCANTARIA EM SALA DE AULA: Ensino das Religiões afro-brasileiras e construção da consciência histórica através de seções didáticas no site do Museu Afrodigital do Maranhão, defendida em 2018. Estes temas de aulas foram elaboradas para que os educadores possam trabalhar temas relativos às religiões afro-brasileiras na sala de aula, junto a temas e conteúdos já previstos nos livros didáticos, buscando alcançar melhor aceitação dos alunos, sobretudo, dos que são oriundos ou tem vivência com essas matrizes religiosas. Desta forma, esta proposta de material didático visa uma maior valorização das religiões afro-brasileiras, e o fortalecimento das culturas afro-brasileiras e africanas, como exige a lei 10.639/03. 

As seções didáticas apresentam fácil linguagem para promover diálogos que evidenciem as raízes históricas das práticas rituais de matriz africana, reafirmando sua importância para o presente. Cada uma delas poderá ser utilizada como complementar em aulas específicas. A proposta foi reunir temas variados já que a história e cultura afro-brasileiras não são temas frequentemente trabalhados em salas de aula, sobretudo quando envolve a religião. As seções são compostas por textos, imagens, indicações de filmes, com sugestões de uso em sala de aula. Vale pontuar que essas sugestões não abarcam a imensidão do tema, todavia são possibilidades de abordagens para os docentes. É possível vislumbrar através dos tópicos selecionados que as culturas africanas e afro-brasileiras são importantes na história do Brasil, o que indica a necessidade de discutir esse tema nas aulas. Ainda que seja um desafio trabalhar todos os conteúdos do livro no ano letivo, faz-se necessário pensar essas questões atreladas a outros temas já previstos no material didático, tendo em vista que irão colaborar para uma melhor formação dos alunos e propiciar mais respeito pela diversidade religiosa. 

 

Dissertação ENCANTARIA EM SALA DE AULA - Ensino das Religiões afrobrasileiras e construção da consciência histórica através de seções didáticas no MAD-MA