[CONVITE] 14ª Semana Nacional de Museus

Entre os dias 15 e 21 de maio o Maranhão participará da “14ª Semana Nacional de Museus”, que este ano vai acontecer na comunidade do Cajueiro, zona rural de São Luís. O projeto tem como tema “Os Museus e as Paisagens Culturais”, com subtema “Os Museus e as Paisagens Culturais da Comunidade do Cajueiro de São Luís/MA”. Aproposta do evento é desenvolver atividades na comunidade e em espaços museais da cidade de São Luís, como forma de refletir sobre a importância da identidade cultural local, através das diversas paisagens que se apresentam. O Comitê Internacional de Museus (ICOM) instituiu o dia 18 de maio como Dia Internacional de Museus, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância destes espaços. Museus de todo o mundo realizam atividades para celebrar a data, por isso a necessidade de incluir São Luís na programação nacional. No Brasil a Semana é promovida pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram) que articula localmente essa temporada cultural, em comemoração a esse dia. Na coordenação do evento está a ONG NAVE (Instituto em prol da Natureza, Arte, Vida e Ecologia) em parceria com mais 16 instituições museológicas e quatorze artistas ludovicenses. A comunidade do Cajueiro foi escolhida por ser uma ocupação social formada por pescadores, agricultores e extrativistas, possuindo em seu território grandes sítios arqueológicos e um dos mais antigos terreiros de culto afro do Brasil, o Terreiro do Egito, que de acordo com moradores foi um quilombo antes da abolição da escravatura. A programação vai contar com palestras, oficinas, rodas de conversa, contação de histórias, mapeamento socioeconômico e cultural, apresentações culturais, e exposições. Durante o evento também será realizada a 4º Mostra de Museus e Pontos de Memória do Estado do Maranhão, que visa mostrar os resultados das ações desenvolvidas na comunidade do Cajueiro, estabelecendo uma conexão entre as paisagens culturais ali presentes, instituições participantes e a cidade de São Luís. As atividade acontecerão na União de Moradores do Cajueiro, UEB Manuela Varela, Instituto Manancial da Comunidade do Cajueiro, Comunidade Guarimanduba, margens do Rio Arapapaí, Museu Histórico e Artístico do Maranhão e Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.