Publicação de livro sobre Museu Afro-Digital

Estamos organizando um livro sobre Museu Afro-Digital, reunindo trabalhos que foram apresentados no XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais organizado em Salvador no semestre passado, alguns dos quais foram apresentados no Grupo de Trabalho 49 “Arquivos e Museus Digitais da Memória Afro-Brasileira e Africana: Limites, Perspectivas e Desafios” que foi proposto e coordenado pelos professores Dr. Sergio F. Ferretti da UFMA e Dr. Antônio Motta da UFPE. O livro reúne entre outros, artigos da Professora Dra. Myriam Sepúlveda Pertence da UERJ sobre “Museu Afrodigital: Políticas culturais, identidade afrobrasileira e novas tecnologias”; de Gabriel da Silva Vital Cid, da UERJ sobre “Museu Afro digital – Galeria do Rio de Janeiro: algumas reflexões iniciais”; “Memória do Projeto Kalunga: musica popular e construção de identidades entre Rio de Janeiro e Luanda (1975-1980)” do professor Maurício Barros de Castro da UERJ; “A Fundação Pierre Verger: possibilidades e particularidades teórico-metodológicas de uma pesquisa etnográfica em um arquivo digital de imagens”, de Joana de Conti Dorea; “O espelho de Agontimé: a fotografia de Pierre Verger na Casa das Minas – Ma”, elaborado pela professora da UFMA Raquel Gomes Noronha, “Memória audiovisual de práticas tradicionais africanas: desafios a partir de uma experiência de campo no Benin, África do Oeste”, do Dr. Hippolyte Sogbossi Brice, professor da UFSE. Conterá também artigos dos professores dr. Carlos Benedito Rodrigues da Silva da UFMA e de Dr. Antônio-Mota da UFPE. O livro está sendo preparado para ser publicado pela Edufma.