Museu Afrodigital disponibiliza fotos de Pierre Verger sobre o Maranhão

O Museu Afrodigital da UFMA, conseguiu autorização da Fundação Pierre Verger para divulgar 36 fotos do Maranhão feitas aqui por aquele fotógrafo em 1948.Tratam-se de fotos inéditas, que nunca foram divulgadas anteriormente e que retratam cenas da vida cotidiana do Maranhão naquela época, cenas de trabalho, de festas religiosas e populares, de paisagens urbanas e rurais de uma cidade que se transformou decorridos mais de 60 anos.

Verger visitou o Maranhão em agosto de 1948 e tirou mais de 250 fotos que são zelosamente preservadas em Salvador, na fundação que leva o seu nome. Uma parte destas fotos hoje vem a luz no Museu Afrodigital da UFMA, somando-se a 20 outras fotos sobre a Casa das Minas e a Casa de Nagô que já estavam expostas anteriormente no mesmo site mediante parceria com aquela Fundação. A presente exposição é uma pequena mostra da beleza do trabalho e da visão de pesquisa deste grande fotógrafo. Esperamos que todas as fotos da coleção maranhense de Pierre Verger venham a ser publicadas futuramente.