Museu Afrodigital disponibiliza acervo sobre casas no Maranhão

Tendo em vista a organização da exposição “A Casa Brasileira” pelas Estações da UFBA, UFPE, UFMA e UERJ, o MAD disponibilizou recentemente diversas exposições que retratam os diversos tipos de casas no Maranhão. Visando principalmente a exposição de bandeiras e sacadas trabalhadas em ferro, foram criadas cinco galerias que podem ser visualizadas na coleção de Exposições: Casas coloniais em municípios do Maranhão, Fachadas de casas e sobrados de São Luís, Fachadas de casas e sobrados de São Luís II, Multirão para a construção de casa de taipa no povoado Cacoal – Viana e Casas populares em municípios do Maranhão. Algumas coleções foram criadas com o apoio de Jandir Gonçalves, atual diretor da Casa de Nhozinho e membro da Comissão Maranhense de Folclore.

Assim, pretendemos trazer ao público alguns elementos que constituíram o acervo colonial maranhense: as bandeiras trabalhadas em madeira, as grades de ferro das sacadas e outros elementos característicos, como os azulejos. Essas construções do passado foram realizadas com influência da arquitetura portuguesa e executadas pela mão de obra escrava que deixou marcas no trabalho do operário da construção e do artífice representado, sobretudo nas grades de ferro trabalhadas nas sacadas e nas bandeiras das portas e janelas. O azulejo na fachada externa é outro elemento típico da arquitetura colonial maranhense que embeleza os prédios protegendo-os da exigência de repinturas motivadas pela intempérie das grandes chuvas.

Assim, esperamos retratar parte da história maranhense através de seu conjunto arquitetônico e, dessa forma, trazer ao público a relação latente que a mão-de-obra escrava estabelece com o passado do nosso estado.