MAD publica imagens da Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938

O Museu Afro-Digital traz ao público interessado uma galeria de imagens da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, datada de 1938.

Mario de Andrade, quando dirigiu a Biblioteca Pública Municipal de São Paulo, organizou uma Missão de Pesquisas Folclóricas que percorreu o Norte/Nordeste do país documentando a cultura popular, além de traços arquitetônicos e paisagísticos. Trata-se da primeira documentação sobre folclore realizada em nosso país, daí seu especial interesse para os pesquisadores atuais. Os técnicos contratados percorreram alguns estados e passaram cerca de uma semana no Maranhão em Junho de 1938.Em nosso estado, os pesquisadores tiveram a oportunidade de documentar rituais de Tambor de Mina, no terreiro de Dona Maximiliana Silva, além de Tambor de Crioula e Bumba-meu-boi. Entre o acervo arquitetônico documentado, temos ruas e fachadas de prédios de São Luís, além de elementos típicos de nossa cidade, como os frades de pedra.

As coleções podem ser vistas no campo Exposições do MAD.